terça-feira, 30 de abril de 2013

Nota do Grêmio Estudantil sobre as manifestações estudantis apoiando a greve dos Professores


O Grêmio Estudantil Inovare, da Escola Cid, concorda com o movimento de apoio à greve dos professores criado pelos estudantes das escolas grevistas de Ribeirão Preto. Haverá um protesto dos estudantes das escolas grevistas na Quinta-feira (02/05), onde tomarão ruas do Centro da cidade até chegar ao ponto de encontro com a subsecretária de Educação do Estado de São Paulo, que vai ser no Teatro Pedro II.

O Grêmio Estudantil apoia o ato estudantil, como já dito a cima, e estará presente na movimentação de Quinta-feira, representado pelo Presidente (Victor Bellizia) e 1º Secretário (Luiz Fernando Figliagi) do Grêmio Estudantil. Como o Cid não é uma das grevistas, nós, do Grêmio Estudantil desta Unidade Escolar, apenas estaremos presentes para expressarmos a importância do movimento para a educação e para os professores; para representarmos os alunos do Cid que apoiam a greve; e para apoiarmos os professores grevistas, mesmos os que não lecionam no Cid. Admiramos o ato dos professores grevistas e estaremos juntos na luta por melhores condições de trabalho e remunerações aos nossos mestres!

Para quem quiser entrar na luta conosco...
O movimento está ocorrendo periodicamente, sem planejamento, mas os atos são sempre divulgados com antecedência. O movimento de Quinta-feira (02/05) será às 10h, em frente ao Teatro Pedro II.
Para mais informações, há um grupo virtual dos organizadores e o Evento do movimento, ambos no Facebook.
Entre na luta! Você também é prejudicado e deve lutar por uma educação de qualidade. Somente a união entre os estudantes e os professores pode mudar a realidade da educação.

domingo, 28 de abril de 2013

Inicia-se a "Campanha do Agasalho" do Grêmio Estudantil

A "caixa de doações" já cheia de agasalhos após segundo dia
de arredação nas residências da comunidade.

Desde Quarta-feira (24/04), o Grêmio Estudantil Inovare, da Escola Cid, vem colocando em prática a Campanha do Agasalho a partir da escola à comunidade (vizinhança).

 Depois da autorização concedida pela Diretora Fernanda, foi colocada em ação a Campanha, que já arrecadou cerca de uma centena de roupas em pouco menos que uma semana de ação. Ainda que sem um local fixo para doação, os membros do Grêmio vêm arrecadando a partir da ação-móvel, ou seja, de casa em casa, avisando sobre a realização da Campanha e arrecadando.




Aceitação Comunitária e Escolar
Até então, a avaliação comunitária, ou seja, da vizinhança, é sumamente positiva em relação à realização do projeto em questão.  Mesmo que sem aviso prévio pelo fato da campanha ter se iniciado há pouco tempo, a comunidade vem colaborando surpreendentemente, com sacolas e mais sacolas de agasalhos e calçados, inclusive, indo além das expectativas do Grêmio Estudantil e da Direção desta Unidade Escolar em questão.

A direção apoia e enfatiza a importância do ato. Dos alunos não se têm informações, considerando que a campanha foi iniciada há pouco tempo, não dando possibilidade para amplo processo de divulgação.

Distribuição do material arrecadado
A distribuição será comunitária, ou seja, para toda a comunidade (aos necessitados; moradores de rua; afins); e escolar, ou seja, para todos os alunos e necessitados frequentadores da Unidade Escolar requerida. Ainda em questão Escolar, será discutida a viabilidade mais transparente de distribuição aos alunos necessitados.

Sobre a Campanha
A arrecadação continuará por tempo indeterminado e, caso haja uma parada da mesma, o retorno será sem planejamento prévio. De fato, isso é necessário por considerarmos a temperatura periódica da cidade, ou seja, quando fazer frio, retomaremos a campanha com todo o fervor.

Alunos também podem e deve, como integrantes da Comunidade Escolar, fazer doações. Durante o dia, haverá a “caixa de doação” em frente à sala da Direção; caso a tal caixa não esteja em frente à sala, basta procurar o Diretor Social, Orador ou Presidente do Grêmio Estudantil (conheça os membros clicando aqui) dentro da Unidade Escolar e torná-lo (o membro do Grêmio) informado do interesse em fazer a doação que o mesmo tomará a providência cabível.  

terça-feira, 23 de abril de 2013

Posicionamento do Grêmio Estudantil sobre a Greve dos Professores




De acordo com o APEOESP (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo), a categoria está em greve em todo o Estado de São Paulo por tempo indeterminado em busca de um reajunte salarial de 36,74%, além de uma medida contra a violência nas escolas.

De acordo ainda a direção sindical municipal da APEOESP, cerca de 60% das escolas em Ribeirão Preto estão em greve parcial; cerca de 10% sem qualquer aula; e o restante tendo aula normal.

Como de costume, a Escola Prof. Cid. não aderiu à greve novamente. Ao questionarmos alguns professores, a razão - disseram - foi a falta de comunicação entre o Sindicato dos Professores e a categoria, considerando que nenhum representante da APEOESP se manifestou perante os professores que lecionam no Cid - mesmo que a tal greve vem sendo planejada há muito tempo, inclusive com tempo estipulado, segundo informações.

Ao questionarmos um dos docentes que está informado perante esta situação, foi-nos afirmado que tal falta de comunicação pode se resolver ainda essa semana e que a greve pode ser aderida na Escola em questão.

 O Grêmio Estudantil da Unidade Escolar em questão aprova e apoia a greve da categoria; condenamos a falta de comunicação dos representantes da APEOESP com os professores do Cid. Entendemos que as melhores condições de trabalho dos professores é um direito, e este direito, se não assegurado pelas vias reivindicatórias passivas, deve ser da forma mais radical. 

ACESSE:

Jornal Vermelho à Esquerda:

Unidade Vermelha:

Blog do Ensino Médio da Escola Cid, atualizado pela Coordenação:

Blog da Escola Cid, atualizado pelos professores:

Blog da Escola Cid contra as drogas:

Blog atualizado pelos alunos da Escola Cid sobre Sustentabilidade: