Projetos


Atualmente, o Grêmio Estudantil desta Unidade Escolar (E.E. Prof. Cid, Ribeirão Preto) tem projetos que vão desde os trabalhos comunitários até desenvolvimento da democracia e qualidade do ambiente Escolar.



           Projetos que competem à Direção Social:




·         Palestrantes que falem sobre os assuntos relevantes como problemas sociais, saúde, política, meio ambiente, economia, cultura (literária ou não), etc.

·         Projeto de limpeza conjunta e comunitária – de uma forma direta, recomendada para todos os alunos – onde todos os alunos seriam auxiliados a ajudar, furando a burocracia do sistema escolar.

·         Manter relações amistosas com outros grêmios interessados, de outras escolas, para melhor relacionamento diplomático entre os gremistas.

·         Conseguir sementes para serem plantadas dentro e fora da Unidade Escolar.

·         Arrecadação voluntária de agasalhos para distribuição aos necessitados – recolhimento e distribuição feitos pelo próprio Grêmio e colaboradores.

·         Gincanas “solidárias”, nas quais seriam recolhidos alimentos por alunos, individualmente pelo grêmio e distribuídos aos necessitados.

·         Construção da "Frente Única Estudantil" , onde as atividades do mesmo ocorreriam pela força do direito não assegurado pelo órgão oficial da escola (Diretoria) ou mesmo pelo Grêmio, entrando em negociações de reconciliações. Fora da escola, por movimentos sociais e políticos, desde que todos concordem com centralismo democrático. Como se fosse um movimento social de reivindicações dos alunos para dentro e fora da escola – mesmo que nós, do Grêmio, saibamos que esta responsabilidade cabe ao Grêmio, é necessário camuflar a luta para um novo movimento para que não haja rancor por volta da relação “Grêmio-direção”.



Projetos que competem à Direção de Imprensa:

·         Criação de um órgão (Jornal da Escola) que transmita informações de uma forma independente, onde os alunos possam escrever artigos e encaminhar à diretoria responsável.
Parágrafo único: Nessas circunstâncias, assuntos relevantes não envolvem fofocas, conflitos internos – desde que isso for seguido por uma linha de pensamento filosófica ou um desabafo consciente-crítico e ético. Assuntos relevantes serão sobre políticas estudantis ou/e em escala nacional – sendo essas, criticas ou sugestões a um modelo de administração –, problemas sociais, notícias cotidianas, artigos imparciais ou parciais, mas aceitos pela maioria, esporte, saúde e cultura.

·         Publicidades independentes criadas pelo Grêmio Estudantil, distribuindo-as em ruas e bairros, na escola em geral e outras localidades incentivando a formação de intelecto e conscientização na política, problemas sociais, cultura, esportes, saúde, etc.



Projetos que competem à Direção de Esportes:

·         Incentivo a pratica de esportes, com palestras e publicidade.

·         Criação de campeonatos internos para alunos nos seguintes esportes: Futebol, Vôlei e Basquetebol.
Parágrafo único: Neste caso, o Grêmio está totalmente aberto a sugestões de campeonatos e alterações nos campeonatos.

·         Ainda sobre os campeonatos, as taxas de inscrições seriam ainda menos caras, considerando apenas o necessário para a compra de materiais que auxiliem nos campeonatos. Sem maximizar os lucros para superfaturar em outras diretorias.

·         Sistematizar o conhecimento do aluno acerca dos esportes.

·         Criação de um grupo de alunos pré-atletas, incentivando as relações sociais e igualdade entre as modalidades, jogos e esportes que todos esses participam.

·         Adesão de esportes não convencionais no calendário escolar, como: Xadrez, Dama, Tênis de Mesa, Corrida, Queimada, etc.



Projetos que competem à Direção Cultural:


·         Criação e apresentação anualmente do Saral Escolar – recital de poesias, música (incluindo bandas de alunos), danças, etc..

·         Constituição do “Clube do Livro”, para aqueles que gostam de ler, no qual ocorrerão debates e leituras em grupo. (Facultativo; logo, opcional).

·         Constituição de um “grupo de estudos e reflexões”, para matérias menos favorecidas pelo tempo como Geografia humana, História, Filosofia, Sociologia, etc.
Parágrafo único: Esse projeto só será possível com a colaboração e com a voluntariedade dos mestres, preparados para esses debates.

·         Campanha de rua para doações voluntárias da comunidade para arrecadação de verba, a serem aplicadas na biblioteca, para compra e preservação dos livros.

·         Palestras, filmes produtivos e atividades intelectuais nos momentos de “aulas vagas” aos alunos.

·         Hino Nacional e Hino de Ribeirão Preto, às Sextas-feiras antes do início das aulas – como sugere a lei.

·         Monitor voluntário para ajudar na preservação dos livros e segurança do patrimônio escolar no período contrário de seu curso.

·         Palestrar com artistas independentes, escritores, ativistas políticos e figuras públicas.

·         Concursos mensais de "Redação", para incentivar a pratica da escrita, com prêmios materiais ou, de preferência, morais.

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Lembrando que todos esses projetos abaixo estão sendo sugeridos ao órgão oficial da Escola e aos alunos, mas não necessariamente serão realizados. Também lembrando que o Grêmio está aberto para sugestões e projetos.

ACESSE:

Jornal Vermelho à Esquerda:

Unidade Vermelha:

Blog do Ensino Médio da Escola Cid, atualizado pela Coordenação:

Blog da Escola Cid, atualizado pelos professores:

Blog da Escola Cid contra as drogas:

Blog atualizado pelos alunos da Escola Cid sobre Sustentabilidade: