terça-feira, 21 de maio de 2013

Iniciam-se as inscrições para o I Campeonato de Xadrez do Cid

Organizado e proposto pelo Grêmio Estudantil, o campeonato já está em
fase de inscrição; o fim das inscrições será dia 30 de Maio. O início do
campeonato se dá no dia 3 de Junho.
Mais um dos projetos que foi promessa de campanha da Chapa Inovare, agora Grêmio Estudantil, está se iniciando: o Iº campeonato de Xadrez Oficial da Escola Cid.

O Xadrez já se mostra importante na vida dos estudantes à partir da prática, onde já foi constatado por pedagogos que “estimula a memória”; “alimenta o raciocínio lógico, rápido e inteligente”; “melhora a concentração”, o que pode ser útil às salas de aulas com alunos hiperativos e desconcentrados. E com um campeonato de Xadrez proposto pelo Grêmio, vários professores de Educação Física estão, já, ensinando seus alunos a jogarem – o que se mostra extremamente benéfico para o Corpo Estudantil.

Como funcionará o Campeonato?
O Grêmio Estudantil propõe que o campeonato seja dividido em duas partes: Montaremos uma tabela de estudantes do Ensino Fundamental e uma tabela para os estudantes do Ensino Médio para jogarem separados, num “mata-mata”. O Campeão do Ensino Médio se enfrenta com o Campeão do Ensino Fundamental (considerando que não há injustiças, pois o pensamento lógico não é caracterizado pela idade); o vencedor deste duelo é o campeão da escola.

A turma do Ensino Fundamental jogarão suas partidas no horário oposto às suas aulas, ou seja, de manhã. O local ideal seria a biblioteca, no caso, fechá-la-íamos até que todos os jogadores terminassem suas partidas; a mesma regra se aplica ao Ensino Médio.
Haverá uma premiação material e moral: a moral será a felicitação do Grêmio com o campeão, em pleno Intervalo (recreio) de seu período; a premiação material ainda não foi decidida, pois não sabemos o quão vamos arrecadar.


Como faço para me inscrever?
As inscrições para o campeonato de Xadrez se iniciaram hoje, dia 21/05 e irão até o dia 30/05; O início do campeonato seria dia 3 de Junho, com o horário ainda não decidido (o que se sabe é que os alunos que estudam de tarde jogarão de manhã; e os alunos que estudam de manhã, jogarão de tarde).

Para concretizar sua inscrição, você deve procurar algum representante do Grêmio Estudantil (conheça os integrantes do Grêmio Estudantil clicando aqui), manifestar seu interesse em participar e pagar R$ 1,00 para ele. Assim você já estará inscrito, e é só esperar o início do campeonato!

Será cobrado um valor simbólico de R$ 1,00 para compra de tabuleiros necessários e para premiarmos o campeão.


quarta-feira, 15 de maio de 2013

Frente Única Estudantil: Do estudante, pelo estudante, para o estudante.


"Do estudante, pelo estudante e para o estudante" é o
 lema da Frente Única Estudantil. O órgão será uma alternativa
 reivindicatória mais agressiva, seja com o Estado, com o
órgão oficial da Escola ou com qualquer outro
 órgão que oprimir ou faltar com democracia aos alunos.
Um dos projetos mais sérios proposto pelo Grêmio Estudantil, quando ainda era apenas a “Chapa Inovare” concorrendo com outras três chapas, é o projeto de criação de uma “Frente Única Estudantil”, que funciona como um Conselho estudantil dentro do Cid.


 Diferentemente de um Sindicato, o Conselho representa um grupo social (no caso, o grupo estudantil) que sem uma direção pessoal constituem seus interesses de forma democrática; tomada de forma democrática pelos próprios estudantes, para os próprios estudantes, etc.. 

  
Por exemplo: no ano passado, foi pedido ao Grêmio Estudantil que estava em posse para que os alunos da sala que fosse jogar pudessem assistir à partida. O Grêmio levou esse pedido à Diretoria e foi negado. Se existisse a "Frente Única Estudantil", os alunos, se não achassem coerente os argumentos da Direção da escola, tomariam as atitudes que achassem mais adequadas para a situação independente do Grêmio Estudantil, como: greves, manifestações no recreio, reuniões assistidas com a Direção, etc.. Com isso, a Direção, se realmente não estivesse agindo de forma democrática e coerentemente com os alunos, iria renunciar a posição (isso, claro, se fosse uma posição sem motivo, com argumentos fracos e incoerentes, caso contrário, não se deve fazer os atos citados a cima, pois se fizessem mesmo assim, os alunos estariam errados).  


Qual é a utilidade da “Frente Única Estudantil” se já existe o Grêmio Estudantil?
A “Frente Única Estudantil” é muito mais do que uma unidade de reivindicação constituída pelos estudantes do Cid, ao contrário, torna-se um movimento social com o tempo. A ideia é que no futuro, se torne um conselho de todos os estudantes da cidade de Ribeirão Preto. Enquanto isso, ele consiste em suprir as necessidades reivindicatórias que o Grêmio Estudantil não consegue suprir nos momento de “ilegitimidade” alegada àqueles que são dirigidas as reivindicações. Como por exemplo, o desejo antigo de mudarmos o uniforme: a “Frente Única Estudantil” teria conseguido isso em pouco tempo, organizando greves e manifestações estudantis – mas felizmente não foi necessário, pois o Grêmio Estudantil junto à Direção resolveram isso.
  
 No contexto atual, a “Frente Única Estudantil” seria além de uma instituição de reivindicação mais ativa fisicamente, em protestos e etc. dentro do Cid, além de ser desenvolvida desde já para atingir seu objetivo final: no contexto futuro, substituir o Grêmio Estudantil da Escola Cid das próximas gerações, tendo como desnecessária a existência de “Grêmios” pelo fato da “Frente Única” já conseguir se autossustentar e representar todos os alunos; e num contexto ainda mais futuro, substituir até mesmo todos os Grêmios de Ribeirão Preto para representatividade universal, com maior pressão nas autoridades que possam vir a serem antidemocráticas com os estudantes dentro das escolas.


O início da “Frente Única Estudantil”.
A instituição é de vocês. Vocês são donos dela e vocês vão criá-la. Nós estamos divulgando a ideia para vocês se organizarem e torná-la uma arma contra uma eventual opressão de qualquer lado que vier! Vocês podem, com a “Frente Única”, deter qualquer tipo de retaliações, mas é um processo demorado e complexo.
 Por isto, o Grêmio Estudantes do Cid, por enquanto, só divulga a ideia para que todos se acostumem com esse projeto. No futuro, não haverá mais divisões. A “Frente Única Estudantil” existirá para todos e será de todos os estudantes do Cid, posteriormente Ribeirão Preto.
  
Portanto, estudantes é hora de mexer-se! Se organizem e constituem a "Frente Única Estudantil" como uma arma contra qualquer tentativa de opressão que vier, independente de quem vier!

domingo, 12 de maio de 2013

Nota de repúdio do Grêmio Estudantil para a presidente da APEOESP e Polícia Militar.


Esta nota refere-se ao ato da presidente da APEOESP e à ação da Polícia Militar  no dia 10 de Maio de 2013, após assembleia dos Professores sobre greve.

Os professores e manifestantes são tratados com
hostilidade pela PM.
Jovem, sem qualquer movimento além de levantar a garrafa
d'água, recebe golpe de cassetete.
O Grêmio Estudantil da Escola Professor Cid de Oliveira Leite, independentemente da posição da Coordenação e Diretoria desta Unidade Escolar, manifesta seu repúdio com o ato da Presidente do Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (APEOESP), que em desrespeito com a democracia e com a vontade popular, suspendeu o estado de greve da categoria, mesmo com a maioria dos professores votando por continuar à greve na assembleia; e consideramos catastrófica, desrespeitosa, repressora e despreparada a ação da Polícia Militar do Estado de São Paulo, referentes ao dia 10 de Maio de 2013, durante e após a assembleia dos professores, respectivamente.


 O episódio se deu da seguinte forma: os professores, na Assembleia realizada no Vão Livre do MASP (10/05/2013), votaram pela continuação da greve até que o Governo do Estado de São Paulo aceitasse as reivindicações dos profesores. A Presidente ignorou a opinião popular; ignorou a opinião dos professores e deu como suspensa a greve da categoria!
Com isso, a revolta da categoria se deu como completa, tendo violência generalizada por parte do Braço Armado, com alguns professores e manifestantes sendo até, covardemente e sem motivo aparente, levado golpes com cassetetes, incluindo mulheres, adolescente, idosos e gestantes (como notamos nas imagens do vídeo que segue abaixo).
Professor agoniza no chão após ser hostilizado.

Os professores ficaram indignados com o desrespeito da ação da Polícia Militar, sendo tratados como a PM costuma tratar aqueles que cometem delitos. Consideramos, mais uma vez, lamentável o ato da Polícia Militar, tendo como objetivo apenas a repressão.

Em referência ao episódio, também consideramos insuficiente a representatividade da Presidente Bebel com os professores, tendo, assim, qualquer movimento que exija a substituição da direção do Sindicato, o apoio iminente do Grêmio Estudantil da escola em questão.

Por maior respeito à opinião dos professores, maior preparação psicológica e maior consciência da Polícia Militar e todos os direitos dos professores assegurados: o Grêmio Estudantil do Cid está e estará presente!

____________________

Abaixo, um vídeo relatando o momento posterior à primeira agressão da PM com os manifestantes e professores; a revolta dos professores com a Presidente e com a repressão; e o segundo momento de agressões da Polícia Militar.

sábado, 11 de maio de 2013

Nota de explicação do Grêmio Estudantil aos alunos sobre Interclasse

A data desejada e que foi prevista para o início do Interclasse
coincide com as datas especiais do Calendário da Diretoria de Ensino do
Estado de São Paulo. Os jogos foram adiados para o fim de Junho pela
Coordenação.

Como de costume, todos os anos o Grêmio Estudantil dessa Unidade Escolar organiza o Interclasse para os alunos de todos os anos. Com as férias chegando e o 2º Bimestre dando início agora, pretendemos o mais rápido possível dar início à organização do campeonato, às inscrições e compras dos materiais, etc.. A organização, inscrições e compras de materiais estavam previstas para o fim de Maio/início de Junho, mas houveram imprevistos.

As cobranças por início do Interclasse feitas por parte dos alunos ficam cada vez mais constantes e excessivas, portanto, através do Blog,  estamos utilizando-o para avisar a todos os interessados que estamos correndo atrás da organizações do Interclasse sem perder a organização e o foco aos outros projetos.

Infelizmente, ao conversamos com o coordenador Marcos, notamos que as datas especiais do Calendário Estadual obrigatório às escolas estaduais iriam coincidir com os jogos do Interclasse, o que não pode ocorrer. Por isso, o Interclasse será adiado, ou seja, se iniciará no final de Junho. O Interclasse está sendo organizado a partir de já para ser entregue à Diretora Fernanda.

Portanto: se organizem, treinem bastante e aproveitem as aulas de Educação Física para os treinos de seus respectivos times. E fique claro que ainda na primeira semana de Junho já estaremos com as fichas prontas para serem entregues a vocês.

quinta-feira, 9 de maio de 2013

A mudança do Uniforme: processo e conclusão da mudança

Com a mudança do uniforme escolar, pedido por gerações
de estudantes da escola, o Cid começa a atingir
 um momento de democratização histórica,
poucas vezes vista nos últimos anos.
A mudança do uniforme escolar para os alunos da Escola Cid é um desejo antigo, desde tempos atrás. Hoje, a mudança é possível graças a uma ação-conjunta entre Diretoria e Grêmio Estudantil.

Em uma reunião com a Diretora desta Unidade Escolar citada (Escola Cid), a Diretora Fernanda, foi aprovada a mudança do uniforme escolar na Escola. Logo em seguida a Diretora pediu ao Grêmio que organizasse uma democratização na mudança do uniforme escolar.

Que tipo de mudança o estudante pode sugerir ao uniforme?
As mudanças são infinitas. O modelo todo pode ser sugerido a ser mudado: a cor, a gola, as mangas, talvez até mesmo o símbolo da escola, etc.. Todos os estudantes têm o direito de sugerir mais de um modelo, mas para evitar saturações na filtragem dos modelos, sugerimos que mandem apenas um ou no máximo três.

Como funcionará a o processo de mudança?
A mudança ocorrerá. De fato, o processo será longo por ter o máximo de participação do Corpo Estudantil que conseguimos. O processo ocorrerá da seguinte forma:
- Todos os estudantes terão o direito de desenhar ou criar um modelo à sua escolha;
- Será criada uma Comissão entre Grêmio, Professores e Coordenação para retirar os modelos que não são viáveis (por questões de aumento de preço ou que possam causar revoltas de alguma tribo social que estude na escola) ou que infringirem as regras estaduais e federais.
- Após isso, os que são viáveis e aqueles que não infringem regras serão colocados para votação do Corpo Estudantil dos três períodos (manhã, tarde e noite);
- O modelo que vencer será o novo uniforme da Escola Cid.

Se permanecerem dúvidas, como esclarecê-las?
Em caso de dúvidas, é recomendado que notificassem o Presidente – ou em caso de ausência, o Vice-presidente; ou o Orador do Grêmio Estudantil (conheça todos os integrantes do Grêmio Estudantil clicando aqui). Caso não consiga falar com algum desses membros, é sugerido que procurem qualquer pessoa do Grêmio Estudantil. Em último caso, perguntem à Direção da Escola e tirem suas dúvidas.


Por que é tão importante a mudança do uniforme escolar?
Além de representar uma mera mudança em uma grande lista de mudanças que o Grêmio Estudantil vai realizar na escola junto à Direção, representa a democratização das decisões. Democratização que não era vista na escola faz muito tempo, possível com a ajuda da Direção e Coordenação e Grêmio Estudantil.

Representa a vontade do estudante sendo levada em conta, já que esse é um pedido feito desde muito tempo atrás que nunca foi levado em conta e hoje, é levado pelo Grêmio Estudantil e Direção. É uma realização histórica para a Escola Cid, uma grande mudança que representa a vontade do Corpo Estudantil nas decisões! Nós, do Grêmio Estudantil, pretendemos realizar ainda mais mudanças históricas sob a escola, com apoio da Direção. 

sexta-feira, 3 de maio de 2013

Grêmio Estudantil do Cid marca presença em ato para melhoria da educação

Para ver mais fotos da manifestação, clique aqui.

Como previsto, ontem aconteceu um ato dos Grêmios das escolas em greve, com a ANEL (Assembleia Nacional dos Estudantes Livre), com a APEOESP e demais organizações estudantis por melhores condições nas escolas, menor jornada de trabalho para os professores, mais investimento na educação pública, etc., onde os estudantes da Escola Cid foram representados pelo Grêmio Estudantil de sua escola, mais exatamente pelo Presidente (Victor Bellizia) e 1º Secretário (Luiz Fernando Figliagi).


Como já dito, o objetivo da manifestação foi expressar os desejos dos estudantes: melhores condições materiais nas escolas, maior valorização do professor com menor jornada de trabalho e maior remuneração, maior investimento na educação pública, etc.. O ato, organizado pelos Grêmios Estudantis e pela ANEL (Assembleia Nacional dos Estudantes Livre), foi da esplanada do Teatro Pedro II até a Avenida 9 de Julho, onde foi o ponto de encontro com a subsecretária de Educação do Estado de São Paulo, na Secretária de Educação. No encontro com a Subsecretária, foram discutidas as propostas citada à cima do Movimento Estudantil, onde ouvimos o que esperávamos: “Nós damos investimento o suficiente”, “as salas de aula não estão superlotadas”, “os professores não recebem tão mal assim”, “vocês não sabem nada sobre a realidade das escolas”, etc..

Por termos essa resposta, foi convocada mais uma reunião com a Subsecretária, na Terça-feira, às 18h, e haverá mais uma manifestação dos Grêmios e do Movimento Estudantil!
 Estamos na luta por melhores condições para os estudantes e para os professores! Participe você também! Essa é uma causa de todos os estudantes!

Próximo ato
Mesmo que ainda não esteja certo o horário exato e o ponto de partida da próxima manifestação, nós, do Grêmio Estudantil da Escola Cid, continuaremos a atualizar a Comunidade Escolar e Estudantil sobre o ato. Fique no aguardo. 

quarta-feira, 1 de maio de 2013

Nota do Grêmio Estudantil em homenagem ao Dia do Trabalhador


Hoje, Primeiro de Maio, é desde 1889 comemorado como o Dia Internacional do Trabalhador. A história da data remonta às fabricas e ruas de Chicago, Estados Unidos em 1886, quando operários das fábricas se rebelaram contra as péssimas condições de trabalho que lhes eram impostas com greves e manifestações, muito comum nessa época. Num confronto entre polícia e operários, uma dezena de operários foi morta e vários outros capturados foram condenados à pena de morte. 

Por isso, todo Primeiro de Maio é comemorado o Dia do Trabalhador, por forma de celebrar o espírito revolucionário dos trabalhadores e para sempre lembrar dos operários que foram mortos ou condenados à morte pelo simples fato de não suportarem as explorações que lhes eram impostas.


Pela história da data e pela importância que todos os trabalhadores têm na sociedade, em nome dos estudantes da Escola Cid e entre outros é que o Grêmio Estudantil da Unidade Escolar em questão parabeniza todos os trabalhadores. Desde os produtores, na qual a categoria precisou dar dezenas de vidas por melhores condições de trabalho há 127 anos; até os médicos, que se esforçam para salvar vidas; até os educadores que preparam intelectual e moralmente os estudantes para que adiram na sociedade com toda a preparação possível; etc..

Todos têm uma importância mais ou menos recíproca. Afinal, sem os trabalhadores, como funcionaria a sociedade? 

Aproveitando a data, é de suma importância à luta dos professores que o espírito tomado pelos operários há 127 anos seja incorporado pelos educadores, para melhores condições, remunerações e menos jornada de trabalho! Que a luta dos professores seja intensa e unida.


Parabéns aos Trabalhadores!

ACESSE:

Jornal Vermelho à Esquerda:

Unidade Vermelha:

Blog do Ensino Médio da Escola Cid, atualizado pela Coordenação:

Blog da Escola Cid, atualizado pelos professores:

Blog da Escola Cid contra as drogas:

Blog atualizado pelos alunos da Escola Cid sobre Sustentabilidade: