quarta-feira, 15 de maio de 2013

Frente Única Estudantil: Do estudante, pelo estudante, para o estudante.


"Do estudante, pelo estudante e para o estudante" é o
 lema da Frente Única Estudantil. O órgão será uma alternativa
 reivindicatória mais agressiva, seja com o Estado, com o
órgão oficial da Escola ou com qualquer outro
 órgão que oprimir ou faltar com democracia aos alunos.
Um dos projetos mais sérios proposto pelo Grêmio Estudantil, quando ainda era apenas a “Chapa Inovare” concorrendo com outras três chapas, é o projeto de criação de uma “Frente Única Estudantil”, que funciona como um Conselho estudantil dentro do Cid.


 Diferentemente de um Sindicato, o Conselho representa um grupo social (no caso, o grupo estudantil) que sem uma direção pessoal constituem seus interesses de forma democrática; tomada de forma democrática pelos próprios estudantes, para os próprios estudantes, etc.. 

  
Por exemplo: no ano passado, foi pedido ao Grêmio Estudantil que estava em posse para que os alunos da sala que fosse jogar pudessem assistir à partida. O Grêmio levou esse pedido à Diretoria e foi negado. Se existisse a "Frente Única Estudantil", os alunos, se não achassem coerente os argumentos da Direção da escola, tomariam as atitudes que achassem mais adequadas para a situação independente do Grêmio Estudantil, como: greves, manifestações no recreio, reuniões assistidas com a Direção, etc.. Com isso, a Direção, se realmente não estivesse agindo de forma democrática e coerentemente com os alunos, iria renunciar a posição (isso, claro, se fosse uma posição sem motivo, com argumentos fracos e incoerentes, caso contrário, não se deve fazer os atos citados a cima, pois se fizessem mesmo assim, os alunos estariam errados).  


Qual é a utilidade da “Frente Única Estudantil” se já existe o Grêmio Estudantil?
A “Frente Única Estudantil” é muito mais do que uma unidade de reivindicação constituída pelos estudantes do Cid, ao contrário, torna-se um movimento social com o tempo. A ideia é que no futuro, se torne um conselho de todos os estudantes da cidade de Ribeirão Preto. Enquanto isso, ele consiste em suprir as necessidades reivindicatórias que o Grêmio Estudantil não consegue suprir nos momento de “ilegitimidade” alegada àqueles que são dirigidas as reivindicações. Como por exemplo, o desejo antigo de mudarmos o uniforme: a “Frente Única Estudantil” teria conseguido isso em pouco tempo, organizando greves e manifestações estudantis – mas felizmente não foi necessário, pois o Grêmio Estudantil junto à Direção resolveram isso.
  
 No contexto atual, a “Frente Única Estudantil” seria além de uma instituição de reivindicação mais ativa fisicamente, em protestos e etc. dentro do Cid, além de ser desenvolvida desde já para atingir seu objetivo final: no contexto futuro, substituir o Grêmio Estudantil da Escola Cid das próximas gerações, tendo como desnecessária a existência de “Grêmios” pelo fato da “Frente Única” já conseguir se autossustentar e representar todos os alunos; e num contexto ainda mais futuro, substituir até mesmo todos os Grêmios de Ribeirão Preto para representatividade universal, com maior pressão nas autoridades que possam vir a serem antidemocráticas com os estudantes dentro das escolas.


O início da “Frente Única Estudantil”.
A instituição é de vocês. Vocês são donos dela e vocês vão criá-la. Nós estamos divulgando a ideia para vocês se organizarem e torná-la uma arma contra uma eventual opressão de qualquer lado que vier! Vocês podem, com a “Frente Única”, deter qualquer tipo de retaliações, mas é um processo demorado e complexo.
 Por isto, o Grêmio Estudantes do Cid, por enquanto, só divulga a ideia para que todos se acostumem com esse projeto. No futuro, não haverá mais divisões. A “Frente Única Estudantil” existirá para todos e será de todos os estudantes do Cid, posteriormente Ribeirão Preto.
  
Portanto, estudantes é hora de mexer-se! Se organizem e constituem a "Frente Única Estudantil" como uma arma contra qualquer tentativa de opressão que vier, independente de quem vier!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ACESSE:

Jornal Vermelho à Esquerda:

Unidade Vermelha:

Blog do Ensino Médio da Escola Cid, atualizado pela Coordenação:

Blog da Escola Cid, atualizado pelos professores:

Blog da Escola Cid contra as drogas:

Blog atualizado pelos alunos da Escola Cid sobre Sustentabilidade: